Curva da Morte Graciosa Tem Dias Contados

A Prefeitura de Paranavaí reforçou o pedido ao Estado para a reestruturação da PR-218, incluindo a eliminação da perigosa “curva da morte”. O projeto depende da captação de recursos e deve ter início em 2026.
Foto: Divulgação

MUNICÍPIO REFORÇA PEDIDO AO ESTADO PARA REESTRUTURAÇÃO DA PR-218 E ELIMINAÇÃO DA “CURVA DA MORTE”

A necessidade de melhorias na PR-218, especialmente no trecho entre Paranavaí e Graciosa, foi pauta de um encontro entre o prefeito Mauricio Gehlen e representantes do grupo Unidos Pela PR-218. Durante a reunião, foi apresentada uma prévia ilustrativa da possível duplicação da rodovia, destacando a reestruturação da ponte sobre o Ribeirão Paranavaí e a elevação do traçado na chamada “curva da morte”, um dos pontos mais perigosos da via.

“Mesmo sendo apenas uma concepção inicial, as imagens demonstram a urgência de tornar essa rodovia mais segura por meio da duplicação”, afirmou Edilson Avelar, diretor da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar).

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Por se tratar de uma estrada estadual, o financiamento da obra depende do Governo do Paraná. Segundo Avelar, os recursos para a execução já foram assegurados, mas ainda falta captar a verba necessária para a elaboração do projeto de engenharia, etapa essencial para o andamento das melhorias.

ALTO CUSTO DO PROJETO

De acordo com a Socipar, uma das empresas cadastradas no Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) estimou o custo do projeto em mais de R$ 300 mil.

O assessor do deputado estadual Adriano José, Lucas Barone, explicou as tratativas para viabilizar essa fase inicial. A princípio, a Socipar buscou apoio direto do DER/PR. Contudo, diante da alta demanda, o órgão sugeriu que a comunidade de Paranavaí arrecadasse os recursos necessários para contratar a empresa responsável pelo projeto.

“Os integrantes do Unidos Pela PR-218 e da Socipar conseguiram reunir cerca de R$ 15 mil, valor suficiente apenas para custear a topografia do local. Como a arrecadação do montante total se mostrou inviável, a Socipar retomou as negociações com o DER/PR, argumentando a dificuldade de levantar os recursos por conta própria”, explicou Barone.

Após nova análise, o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiati Sabóia, e o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, autorizaram a abertura de um edital para contratar a empresa responsável pelo anteprojeto.

Com isso, a expectativa dos envolvidos é que as obras tenham início no primeiro semestre de 2026. “Após a contratação da empresa, o projeto deve levar cerca de seis meses para ser finalizado. Com isso, acreditamos que a execução possa começar em 2026”, projetou Avelar.

“Com muita persistência e dedicação, estamos avançando para, futuramente, evitar novas tragédias e trazer mais segurança para nossa região”, destacou Mateus Hobold, um dos coordenadores do movimento Unidos Pela PR-218.

APOIO DO MUNICÍPIO

O prefeito Mauricio Gehlen reforçou a importância da duplicação da PR-218, destacando que a obra garantirá mais fluidez no trânsito e segurança para motoristas, moradores e trabalhadores que utilizam a via diariamente.

“Precisamos lutar por grandes obras estruturantes para fortalecer o desenvolvimento da nossa região. Parabenizo os membros da Socipar pelo empenho e reafirmo que essa reestruturação é essencial tanto para a segurança da população quanto para a logística das indústrias locais. A Prefeitura dará total apoio e solicitará ao Governo do Estado máxima prioridade para que os processos burocráticos avancem rapidamente”, enfatizou Gehlen.

O encontro também contou com a participação de membros da Socipar, como Demerval Silvestre (presidente), Ivo Pierin Junior (vice-presidente) e Dante Ramos Junior (diretor), além dos moradores do Distrito de Graciosa: Guido Bankhardt, Dionísio Heidemann Hechman e João Marques Sobrinho.

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