Paraná Recebe 332 mil Doses da Vacina contra a Gripe e Inicia Campanha de Imunização

Paraná recebe 332 mil vacinas contra a gripe para reforço da imunização de grupos prioritários. A campanha seguirá ao longo do ano, integrando o Calendário Nacional de Vacinação.
Foto: SESA

O Paraná recebeu nesta segunda-feira (24) um lote com 332 mil vacinas contra a gripe, marcando o início da campanha de reforço para os grupos prioritários. Diferente dos anos anteriores, a vacinação contra a influenza agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, garantindo a continuidade da imunização ao longo do ano.

As doses, enviadas pelo Ministério da Saúde, são destinadas a crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir de 60 anos e gestantes. O imunizante já está sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e armazenado no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). A distribuição para as Regionais de Saúde está prevista para começar na quinta-feira (27).

Para outros grupos prioritários, como profissionais da saúde, professores, agentes de segurança, população carcerária e pessoas com doenças crônicas ou deficiência, a vacinação seguirá o formato de campanha. O Paraná tem como meta vacinar 4.931.410 pessoas, buscando atingir ao menos 90% do público-alvo composto por crianças, gestantes e idosos.

PUBLICIDADE

“Vacinar-se contra a gripe é um ato de proteção individual e coletiva. Receber a vacina auxilia na redução de complicações, das internações e da mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Neste ano, as vacinas influenza trivalentes incluem proteção contra três cepas do vírus: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5 ml e pode ser administrado juntamente com outras vacinas do calendário nacional e medicamentos.

A recomendação é que pessoas com febre aguda moderada ou grave adiem a vacinação, assim como aqueles com diagnóstico confirmado de Covid-19 por RT-PCR ou teste rápido de antígeno.

Add a comment

Deixe um comentário

PUBLICIDADE