Creme Dental da Colgate Suspenso: Risco à Saúde?

Anvisa suspende temporariamente o creme dental Colgate Total Clean Mint devido a relatos de reações adversas. Investigações estão em andamento.
Foto: Unsplash

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quinta-feira (27), a suspensão preventiva e temporária de todos os lotes do Creme Dental Colgate Total Clean Mint. O produto, que substituiu a linha Total 12 da marca, está sob investigação devido a relatos de reações adversas. A suspensão tem duração de 90 dias, e, até o momento, não há determinação de recolhimento, apenas a orientação para que o produto seja separado e não exposto para consumo ou venda.

Possíveis Efeitos Adversos

Entre as reações notificadas estão:

  • Lesões bucais
  • Sensibilidade e dor
  • Sensação de queimação ou ardência
  • Inflamação gengival
  • Edema labial

A Anvisa ressaltou que essas reações têm causado impactos na qualidade de vida dos consumidores, podendo levar a custos médicos, afastamento do trabalho e dificuldades para se alimentar e se comunicar.

PUBLICIDADE

Como Identificar o Produto

Consumidores que possuem o produto podem verificar na embalagem secundária (cartucho de cartolina) o número do processo na Anvisa: 25351.159395/2024-82. Caso tenham apenas a bisnaga, deve-se observar a presença do ingrediente “fluoreto estanoso” na composição.

Orientações aos Consumidores

A Anvisa recomenda que aqueles que apresentaram reações adversas notifiquem a agência por meio dos canais Limesurvey e e-Notivisa.

Posicionamento da Colgate e do Procon-SP

A Agência Brasil tentou contato com a Colgate, mas não obteve retorno, e até o momento a empresa não se manifestou em redes sociais. O Procon-SP notificou a multinacional solicitando informações sobre as medidas adotadas, identificação dos lotes afetados e orientações aos consumidores.

Parecer de Especialistas

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) esclarece que todos os ingredientes usados em dentifrícios são aprovados pela Anvisa e que reações adversas são raras. Segundo especialistas, a substituição do fluoreto de sódio pelo fluoreto estanoso tem como objetivo melhorar a prevenção de doenças gengivais devido à sua ação antibacteriana. No entanto, recomenda-se interromper o uso caso haja reações indesejadas.

Add a comment

Deixe um comentário

PUBLICIDADE