Ponte de Guaratuba Ficará Pronta só em 2026, diz Secretário

Obra da Ponte de Guaratuba alcança 60% com apoio de turno noturno, que mantém ritmo intenso mesmo sob chuva e frio.
Foto: Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba

Leia um resumo

A construção da Ponte de Guaratuba chegou a 60% de execução graças à atuação durante o turno da noite. Mesmo com clima adverso, os serviços seguem firmes, com foco em atividades estruturais. O trabalho noturno exige cuidados redobrados e é essencial para cumprir o cronograma.

A Ponte de Guaratuba atingiu 60% de execução em pouco mais de um ano graças a um diferencial inédito em obras desse porte no Paraná: o trabalho noturno. Mesmo com a ausência de luz natural, as equipes mantêm o ritmo acelerado da construção do entardecer até a madrugada, retomando os serviços com força total ao amanhecer.

Segundo a engenheira Janice Kazmierczak Soares, diretora técnica do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), o turno noturno é essencial para o cumprimento do cronograma desafiador da obra. Durante visita técnica realizada na quinta-feira (03), mesmo com chuva e frio no Litoral, a movimentação nos canteiros continuava intensa.

PUBLICIDADE

“Esse turno extra é necessário para que serviços importantes, como os balanços sucessivos, avancem conforme o planejamento”, explicou Janice.

Durante a noite, são realizadas atividades específicas, como a armação das ferragens, o que permite uma produtividade maior durante o dia, quando há movimentação intensa de carga e materiais. Já serviços como terraplanagem e contenções são deixados para o período diurno, devido à complexidade e necessidade de melhor visibilidade.

De acordo com o engenheiro Gabryel Henrique Malanote Peixoto, responsável pela produção noturna, ações como cravação de camisa, escavação de estacas, montagem de fôrmas, concretagem e ajustes de fundeio das balsas seguem normalmente à noite, dependendo da disponibilidade de operadores.

Durante o dia, cerca de 650 trabalhadores atuam na construção; à noite, cerca de 100 profissionais assumem o trabalho. A equipe noturna entra às 16h30 e segue até a madrugada, muitas vezes finalizando tarefas iniciadas durante o dia e organizando os espaços para otimizar o rendimento do turno seguinte.

Apesar da redução no número de trabalhadores à noite, o uso de maquinários segue normalmente, e o trabalho sob luz artificial exige cuidados redobrados com segurança, especialmente em manobras com balsas e movimentação de cargas. A visibilidade reduzida exige treinamento específico para os operários e medidas extras de segurança no canteiro.

“A responsabilidade é ainda maior no turno da noite, tanto pela iluminação quanto pela natureza dos serviços. Por isso, as exigências em segurança são o grande diferencial desse trabalho”, finalizou Janice Soares.

O secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Sandro Alex, visitou as obras na quinta-feira (8), e conferiu de perto a evolução dos trabalhos no tabuleiro.

“Essa é uma obra que terá aproximadamente 10 mil toneladas de aço, o que equivale à Torre Eiffel, sendo edificada em uma obra fantástica aguardada há mais de 40 anos em Guaratuba”, destacou o secretário. Ele enfatizou ainda, que a entrega da ponte está programada para acontecer em abril de 2026.

Da redação: AEN e Ponteguaratuba.pr.gov.br




📢 NOVO GRUPO OFICIAL NO WHATSAPP!
Quer receber notícias confiáveis de Amaporã direto no seu celular?
Entre no nosso grupo fechado — só a equipe do Portal Amaporã envia atualizações!

📰 Grupo Oficial do Portal Amaporã!
📲 Fique por dentro das notícias da cidade, sem bagunça!

Add a comment

Deixe um comentário

PUBLICIDADE