Leia um resumo
O Parque Estadual de Amaporã, em Amaporã (PR), passa a receber visitantes em tempo integral a partir deste sábado (1º), após reforço da equipe pelo Instituto Água e Terra (IAT). Agora, o acesso não exige agendamento prévio, apenas cadastro na entrada. O local oferece trilhas, áreas de lazer e atividades de educação ambiental, preservando espécies nativas da fauna e flora paranaense.
Quem não se lembra desta cena?

Ou desta reportagem da Globo:
“Quem é de Amaporã sabe o quanto esse lugar é especial pra gente. Depois de tudo o que a Reserva passou em 2015 (se não me falha a memória) — aquela enchente terrível que levou a ponte, destruiu nossas trilhas, arrancou árvores e abalou o coração de quem amava essa reserva e hoje ver ele reabrindo as portas em tempo integral é uma alegria enorme e nem cabe em nosso coração.
O IAT reforçou a equipe e agora o parque está pronto pra receber visitantes de quarta a segunda, das 8h às 17h.
Ver o Parque de Amaporã se reerguer é como ver um pedaço da nossa história renascer, com o mesmo verde, o mesmo som dos pássaros e o mesmo orgulho de chamar esse lugar de nosso. 💚” – Cristiano Antunes
A notícia:
O Instituto Água e Terra (IAT) reforçou o quadro de funcionários do Parque Estadual de Amaporã, em Amaporã, no Noroeste do Estado, para permitir que a Unidade de Conservação (UC) passe a receber visitantes em tempo integral a partir deste sábado (1º). Foram contratados sete profissionais terceirizados, totalizando 12 técnicos à disposição dos visitantes. Anteriormente, as visitas ao complexo ambiental seguiam o modelo de agendamento prévio. Agora, há necessidade apenas de um cadastro, realizado na entrada do próprio parque.
A UC vai funcionar das quartas às segundas-feiras, das 8h às 17h, seguindo o modelo estabelecido pelo órgão ambiental para todo o Paraná. No caso de grupos de pessoas, a recomendação é que se faça um agendamento prévio para proporcionar um atendimento mais eficaz. O contato é pelo telefone (44) 3437-1170 ou pelo e-mail peamapora@iat.pr.gov.br.
Câmara de Amaporã Aprova Criação do Feriado Municipal de Corpus Christi
“Com a ampliação da equipe, pudemos nos organizar para fazer o melhor atendimento possível para a comunidade da região e os demais visitantes. Ofereceremos uma série de atividades, com destaque para os passeios pelas trilhas e as ações de educação ambiental”, afirmou o chefe da Unidade de Conservação, José Nelson Campanha.
Criado em 2011 pelo Decreto Estadual nº 3280, o Parque Estadual de Amaporã é um ambiente que proporciona, ao mesmo tempo, lazer e educação ambiental para a população da região, além da proteção de espécies nativas do Paraná.
Com uma área de 204,56 hectares, os principais atrativos da UC incluem duas trilhas que proporcionam um contato direto com a vegetação: a Trilha do Ipê, com 800 metros, destinada para ações de educação ambiental, e a Trilha Alternativa, com 1.200 metros, voltada para pesquisadores e universidades interessados no estudo da flora. Além disso, o parque conta com duas áreas de lazer e piquenique (uma com 10 conjuntos de mesas e outra com 6 quiosques), além de atividades recreativas, como campos para jogar bola e uma área para banho.
Junto das atrações, o local possui uma função importante na proteção de remanescentes da Floresta Estacional Semidecidual, abrigando espécies de flora como a peroba (Aspidosperma polyneuron), o marfim (Balfourodendron riedelianum), a gurucaia (Paraptadenia rígida), o ipê-roxo (Tabeluia avellanedae), o cedro (Cedrela fissilis) e o ingá (Ingá sp.).
Além disso, a UC possui uma grande quantidade de espécies de fauna nativa, como quatis (Nasua nasua), capivaras (Hidrochaerys hidrochaerys), macacos-prego (Cebus apella), lontras (Lutra platensis), tatus-galinha (Dasypus novemcinctus), e pacas (Cuniculus paca).
Deputados do Paraná Aprovam Ampliação de Colégios Cívico-Militares
O Parque de Amaporã conta também com um Centro de Reintegração para Aves e Animais de Pequeno Porte para atendimento de vítimas de maus-tratos ou que estavam sendo traficados ilegalmente. No espaço, os animais recebem os cuidados necessários para que possam ser reintegrados à natureza.
COMO CHEGAR – Para chegar ao parque, o melhor caminho é saindo do município de Paranavaí pela PR-218, no sentido de Planaltina do Paraná. Passando um quilômetro após o município de Amaporã, será possível avistar um portal à direita com a identificação do parque.
As fotos:







Da redação: AEN / Fonte Globoplay 
📢 NOVO GRUPO OFICIAL NO WHATSAPP!
Quer receber notícias confiáveis de Amaporã direto no seu celular?
Entre no nosso grupo fechado — só a equipe do Portal Amaporã envia atualizações!
📰 Grupo Oficial do Portal Amaporã!
📲 Fique por dentro das notícias da cidade, sem bagunça!